terça-feira, 21 de junho de 2011

Matéria Gazeta do Povo, Junho 2011





Lançada em outubro de 2009, a primeira edição da publicação curitibana Revista Lama foi fruto de uma obsessão de seu idealizador, o designer Fabiano Vianna, 35 anos, pelo papel. Apesar de ter o computador como ferramenta de trabalho, Fabz, como é conhecido, sempre teve fascínio por revistas antigas, em especial as de fotonovelas pulp, traduzidas e publicadas no Brasil nos anos 60 e 70. Impressas em papel barato e proibidas para menores de 18 anos, essas publicações reuniam contos de terror, suspense, crimes, detetives e até tramas de realismo fantástico, devidamente ilustradas por desenhos ou sequências de fotografias em preto-e-branco.

Com o intuito de instigar a produção de uma literatura pulp brasileira, Fabz convocou amigos e colaboradores para a produção do primeiro número da Lama, cuja tiragem, bancada por ele, foi de 1 mil exemplares. O resultado foi impressionante. “Divulgamos a revista no Twitter e recebemos muitos contos de pessoas dispostas a colaborar, de todas as partes do país e até de Portugal”, conta o designer, citando ainda lançamentos bem-sucedidos em livrarias de São Paulo e Rio de Janeiro.

Hoje, quase dois anos depois dessa primeira empreitada, a Lama lança oficialmente sua segunda edição no Café Quintana, com os primeiros anunciantes e a bênção de seus principais mestres. Entre os contos presentes no novo número, estão “Escroto e Bandalho”, de Dalton Trevisan, e o inédito “Morte Lucrativa”, de Valêncio Xavier (1933–2008).

Ao receber um exemplar da revista acompanhado de uma pequena carta, Trevisan, que frequenta uma livraria vizinha ao escritório do designer, se surpreendeu com o que viu e autorizou a publicação de qualquer uma de suas histórias na revista. Já o texto inédito de Valêncio saiu de uma pesquisa feita por sua filha, Ana, amiga pessoal de Fabz, no acervo deixado pelo escritor. “Ela disse: ‘meu pai adoraria ver seu nome na Lama’”, lembra Fabz, entre risos.

Paralelamente à revista, Fabz continua a publicar fotonovelas no site www.crepusculo.com.br, que, em breve, deve se unir à página da revista na internet (www.revistalama.com.br). Na segunda edição, Luiz Felipe Leprevost e Marcos Novak estrelam “Tocaia”, fotonovela com roteiro e direção de Fabz e direção de fotografia de Bruno Zotto (baterista da banda Dissonantes).

No lançamento de logo mais, além de poder adquirir um exemplar da Lama, os presentes poderão conferir uma das raras apresentações da banda Drinks Baratinhos, projeto que interpreta canções escritas por Leprevost, que toca acompanhado dos músicos Ale Rogoski, Diego Perin e Thiago Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário